Os ataques ou sequestro de dados (de ransomware) estão acontecendo com mais frequência devido a demanda de acessos externos, fora do ambiente da empresa. O atual cenário trabalho em home office tornou o ransomware uma ameaça ainda maior, deixando o ambiente de dados das empresas mais vulnerável.
Existem vários tipos de ransomware que criptografam e pedem um pagamento em criptomoedas como forma de resgate das informações.
Se você foi vítima desse problema, você pode encontrar a chave de descriptografia através do “No More Ransom”, plataforma que identifica e disponibiliza chaves de descriptografia de alguns tipos de ransomware, para utilizar é só seguir os passos abaixo:
- acesse o link: https://www.nomoreransom.org/crypto-sheriff.php
- do lado esquerdo do formulário, faça o upload de 02 arquivos infectados de no máximo 1Mb;
- do lado direito do formulário, logo abaixo da caixa de texto, você pode fazer o upload do arquivo .txt ou .html com a mensagem de resgate, normalmente deixada na mesma localização dos arquivos infectados;
- caso não encontre o arquivo com a mensagem de resgate, você pode digitar o endereço de e-mail ou o website presente na mensagem do hacker deixada na tela do computador.
- clique em verificar e aguarde.
Siga os próximos passos da ferramenta, ela deve analisar qual foi o tipo de sequestro de dados que você sofreu e verificar se já existe alguma chave de descriptografia disponível.
Você pode encontrar todas as chaves de descriptografia disponíveis no link http://nomoreransom.org/decryption-tools, cada uma possui um manual próprio disponibilizado junto com o link de download, é importante que siga os passos exatamente como estão descritos para que dê certo.
Dúvidas ? Fale conosco https://www.inteligenteti.com.br/contato/